Nome
Data Nascimento
27 de outubro de 1945
Partido
PT - SP
Cargo Político
EX-presidiario
Vulgo - Odebrecht
Amigo
Luiz Inácio Lula da Silva (nascido Luiz Inácio da Silva; mais conhecido como Lula, é um ex-metalúrgico, ex-sindicalista e político brasileiro. Filiado ao Partido dos "Trabalhadores" (PT), foi o 35º Presidende do Brasil entre 1.º de janeiro de 2003 e 1.º de janeiro de 2011.
A partir do início de 2016, a vida do político passou a mostrar-se bem conturbada, com investigações contra si por acusações dos crimes de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e ocultação de patrimônio.
Lula é réu em dez ações penais, algumas das quais estão no âmbito da Operação Lava Jato. Em janeiro de 2016, o Ministério Público de São Paulo considerou ter obtido indícios suficientes para denunciar o ex-presidente Lula pelo crime de lavagem de dinheiro. Segundo a investigação, a construtora OAS, investigada na Operação Lava Jato, teria reservado para a família do petista um apartamento triplex no Guarujá, e pagado, ainda segundo a investigação, por uma reforma estrutural no imóvel no valor de 777 mil reais. Os promotores apuram também se a construtora usou outros apartamentos no mesmo prédio para lavar dinheiro ou beneficiar outras pessoas indevidamente. Em fevereiro do mesmo ano, Sergio Moro autorizou a abertura de inquérito para que a Polícia Federal investigasse o Sítio Santa Bárbara, em Atibaia, usado pelo ex-presidente. A família de Lula usa frequentemente o sítio, que foi reformado em 2011. Segundo a revista Época, entre 2012 e 2015 Lula e a família viajaram 111 vezes ao sítio, que tem 173 mil metros quadrados, lago, piscina e uma ampla residência.
O MPF suspeita que as empreiteiras OAS e Odebrecht tenham realizado obras na propriedade rural como compensação por contratos com o governo. Segundo a investigação, a reforma teria custado aproximadamente 500 mil reais. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a empreiteira OAS pagou em dinheiro vivo os móveis e eletrodomésticos da cozinha e da área de serviço do sítio, e ainda segundo o jornal o total comprado para o sítio foi de 180 mil reais. Entretanto, os arquivos da Odebrecht que incriminam Lula, para sustentar a tese de que a construtora doou 12 milhões de reais ao petista como forma de suborno, têm data posterior à apreensão na Suíça.
Sobre o sítio em Atibaia, o Instituto Lula afirmou, em nota, que o ex-presidente Lula nunca escondeu que frequenta em dias de descanso o sítio Santa Bárbara, que pertence a amigos dele e de sua família. O instituto afirma que não há nada ilegal nestes fatos, que só eles não servem para vincular Lula a qualquer espécie de suspeita ou investigação.
Fonte
Envolvido em corrupção?
petrolão, lista Odebrecht
Todas as informações contidades nessa ficha foram retiradas da internet, dos principais sites da grande mídia, tais como: Youtube, uol, veja, gazeta do povo, G1, Estadão, Wikipédia, etc. inclusive site do TSE e as próprias paginas (site) dos fichadas. Não nos responsabilizamos por equívocos conditos nas informações.